Dicas de Como Cantar Bem

Dicas de como cantar bem

Muitas vezes são alguns detalhes que fazem a diferença quando o assunto é cantar bem. O canto é um misto de emoção, técnica, e também fisiologia.

Abaixo você confere algumas dicas básicas (mas que muitas vezes passam despercebidas) para você melhorar sua técnica vocal. Também compartilho um Vídeo com duas dicas Ninjas para você aplicar na prática que são o que fazem a diferença para se destacar frente a outros cantores 🙂

Não acredite que você canta mal

Isso mesmo, não importa quão ruim você ache que é cantando, nunca acredite que você não é capaz de ter uma bela voz. O fato é que todos tem as ferramentas necessárias para se cantar bem, isso é apenas uma questão de saber como usar essas ferramentas.
Isto é desenvolvido sabendo como usar os músculos corretos para cantar, conseguindo assim atingir um grande alcance e tonalidade agradável.

 

Saiba como aumentar seu Alcance Vocal

Um grande alcance vocal impressiona e dá mais liberdade ao cantor para se expressar, pois pode criar variações de interpetração dentro da música.
Para isso você precisa aprender a técnica de encurtamento das cordas vocais quando você atinge as notas mais altas. Isso diminui a área das cordas vocais que vibram ao você cantar uma nota mais alta, e por ter menos área fica mais fácil da vibração ocorrer numa frequência alta.
Além disso cantar em várias faixas de alcance faz com que você continue sempre melhorando sua técnica. Isso porque cantar notas altas sem estressar a voz exige mais técnica do que em notas médias e baixas, e você ao passear por todas essas frequências acaba desenvolvendo uma memória muscular, fazendo com que cante cada vez melhor por seus músculos estarem cada vez mais habituados as diversas variações de frequência.

Relaxe a Lingua

A grande maioria dos problemas vocais envolvem lingua muito tensionada. Se olhe no espelho enquanto canta. Se a ponta da sua lingua não está na maior parte do tempo descansando na parte debaixo do seu dente da frente, então você tem um problema. Relaxe a lingua colocando-a um pouco mais para frente na boca, isso irá ajudar.

 

Melismas – O grande Diferencial

O Melisma é uma técnica vocal que tem se tornado muito popular entre os cantores e consiste na rápida variação de notas em uma sílaba cantada. Popularmente muita gente chama de enfeite ou mesmo “firulas” no canto, mas se bem executada, pode fazer com que você se destaque frente a outros cantores. Coincidência ou não com a popularização dos concursos e programas de canto no Brasil, percebe-se que quem domina esta técnica tende a ter maior popularidade entre o público e jurados.

E então, o que você acha de praticar esta técnica e começar a implementar desde já?

Dá uma olhada no vídeo abaixo e veja como fazer o uso da técnica criando seu próprio portfólio de recursos e também sua própria personalidade ao cantar. É isso o que difere os grandes cantores!

E aí o que você achou do vídeo? Bacana né!?

A Iara Negrete é uma das maiores autoridades do canto no Brasil e é coach vocal de grandes estrelas do país. Então que tal ter acesso a essas mesmas técnicas que até então somente os grandes nomes da música podiam pagar?

É isso que você vai encontar no curso da Iara Além da Voz!

 

==> Clique aqui e saiba mais sobre o curso.

 

 

 

 

 

<== Voltar para Curto Cantar