Como Improvisar Solos de Guitarra: Passo-a-passo

improvisar solos na guitarraVocê curte solar na Guitarra? O solo por si só a parte da música mais empolgante e por isso geralmente a parte que fica marcada dentro da melodia. Particularmente também acredito que seja a parte que dá mais prazer ao tocar, onde você chama a responsabilidade e atenção para seu instrumento e “bota pra quebrar”…

Porém uma das frustrações de grande parte dos guitarristas está no fato de não conseguir improvisar um Solo em cima de uma determinada melodia. Muitas vezes podemos copiar um solo de uma música cover, treinar e conseguir executar sem problemas. Mas quando precisamos fazer um improviso sobre uma melodia as coisas ficam um pouco mais complicadas não é mesmo?!

Mas não se preocupe. O objetivo deste post é tentar lhe ajudar a diminuir essa dificuldade para que você comece a fazer seus solos de guitarra e improvisos de forma musical e criativa. Vamos la?

 

1) As bases para o Improviso

Para conseguir improvisar um solo de maneira criativa é preciso dominar alguns conceitos e técnicas de guitarra. Você vai precisar de uma boa técnica para executar os movimentos aliada a um bom conhecimento de Escalas.

Existem vários tipos de escalas (maior, menor, harmônica, blues, etc). Se você já toca deve estar familiarizado com algumas delas bem como a sua formação. Não vamos entrar no detalhe da teoria de todas elas aqui pois queremos focar na questão do improviso e de como fazê-lo de forma criativa.

Assim vamos focar em uma das escalas mais utizadas pelos guitarristas: a Escala Pentatônica.

Essa escala é muito usada pois na maioria das vezes soa muito bem em qualquer situação. Por mais que você ainda não conheça tecnicamente essa escala seus ouvidos já conhecem, principalmente se você gosta muito de rock.

 

2) Primeiro pratique a Escala 🙂

No video abaixo o Guitarrista profissional Leandro Fonseca explica como essa escala é formada e dá algumas dicas de execução e prática para você treinar. Você vai ver no vídeo 5 shapes da escala de modo que você utilize toda a extensão do braço da guitarra. A idéia aqui então é que você pratique a execução da escala para que depois no segundo video possa partir para a improvisação dos solos ok?

Clique no Video abaixo para Assistir:

==> Clique aqui para baixar a Tablatura da Escala Pentatônica com os shapes e padrões mostrados na aula.

 

3) Partindo para o Improviso

Espero que você tenha gostado do video sobre a Pentatônica. Se você não conhecia ainda pratique conforme ensinado pelo Leandro usando a tablatura fornecida.  Se já conhecia a escala e tem a prática melhor ainda, pois agora nesse video você vai ver como aplicar o conhecimento da escala de forma musical e criativa sobre uma melodia.

A idéia aqui é aprender a usar o ouvido para criar solos mais musicais, esquecendo um pouco os shapes das escalas e focando na melodia.

 

Espero que você tenha gostado. Agora é so estudar e praticar. 🙂

Gostaria também de agradecer ao Guitarrista Leandro Fonseca por disponibilizar esse excelente conteúdo de forma prática e objetiva. A propósito caso você você queira saber mais ele tem um Curso de Guitarra 100% online que é muito bom, sendo inclusive alguns destes conteúdos acima parte deste curso.  Clique aqui e confira.