Como Tocar Guitarra e Melhorar sua Técnica

como aprender a tocar guitarra

Tocar bem Guitarra está diretamente relacionado a técnica aplicada bem como a velocidade desta aplicação.

A grande maioria dos cursos de guitarra foca muito nesta parte mecânica, o que acaba muitas vezes deixando o estudo do instrumento uma coisa chata. Afinal é preciso decorar as diversas escalas nos mais variados shapes e ainda ter muita agilidade na execução, para só então poder ter confiança e a técnica necessária para improvisos e solos.

O que acontece é que muitas vezes partimos para o estudo mais aprofundado da teoria e nos esquecemos da parte mais fundamental, básica, mas que é essencial para o progresso do aprendizado.

Uma dessas coisas essenciais para aprender é a palhetada. Ela é a base para qualquer técnica de guitarra e fundamental para te dar agilidade e rapidez na execução dos movimentos. Apesar de simples existem algumas técnicas que você pode aplicar para ter mais agilidade e  melhorar o sincronismo entre a mão direita  e esquerda.

O guitarrista Leandro Fonseca elaborou uma vídeo-aula muito legal falando sobre os 05 fundamentos essenciais para um palhetada matadora. Dá uma olhada no video abaixo:

Clique aqui e tenha acesso a esta video-aula grátis.

 

Hoje podemos encontrar muito conteúdo espalhado na internet ensinando a tocar uma música ou outra, fazer um solo, um riff, etc., e isso é muito legal. Mas muitas vezes o que pode acontecer quando queremos aprender de forma prática é ficarmos perdidos em meio a todo esse conteúdo.

O que percebemos muitas vezes é que ou temos algo do tipo “Como tocar” tal música, ou apenas teoria musical solta sem aplicação prática. Então ou aprendemos a tocar determinada música sem saber ao certo o que estamos fazendo, quais técnicas estamos aplicando, ou aprendemos as teorias e não conseguimos aplicá-las.

Por isso é fundamental além de um método claro passa-a-passo para ser seguido, que ele também seja fundamentado em teoria com aplicação prática. Por exemplo se você está aprendendo a escala pentatônica, ao invés de ficar repetindo a escala incansavelmente pelo braço da guitarra mecanicamente, seria muito mais proveitoso e prazeroso praticá-la sobre um tracking back (uma música base para você tocar em cima). Dessa maneira você começa a aprender de forma musical, e fica muito mais entusiasmado com seu progresso.

Se você está pensando em aprender a como tocar guitarra e concorda com esse conceito que eu falei acima, então acho que você vai gostar do Curto Guitarra Class. O Curto Guitarra é um curso de Guitarra Online cuja proposta é exatamente essa: Ensinar Guitarra de maneira musical, no intuito de formar guitarristas criativos e habilidosos, e não apenas guitarristas mecânicos copiadores de solos.

Se você quiser saber mais sobre o curso eu fiz um review completo apontando os pontos fortes e fracos, vantagens e desvantagens. Isso pode te ajudar a decidir se o curso é para você. 🙂

==> Clique aqui e acesse o REVIEW do Curso

 

 

 

 

 <== Voltar para Curto Guitarra