Como improvisar nos Solos de Guitarra

Solar é o sonho da maioria das pessoas que estudam guitarra. Mas apenas copiar solos de guitarra dos ídolos não deve ser o objetivo principal, mas sim criar seus próprios solos com sua personalidade musical.

 

No vídeo acima você viu o Guitarrista Leandro Fonseca improvisando um solo de Guitarra. Fica nítido no vídeo o domínio da técnica e a agilidade do guitarrista. Realmente ele parece tocar sem “fazer força” não é mesmo?

É claro que para chegar nesse nível é preciso muito estudo e dedicação, mas não apenas isso, o mais importante é a maneira correta de estudar. É fundamental que o estudo da guitarra seja feito de maneira musical pois caso contrário ele pode se tornar chato e frustrante.

solo de guitarra

É importante que ao aprender uma escala musical além de testar a parte mecânica, ou seja, sua habilidade de tocar a escala em todas as partes do braço, você também tente aplicar o conhecimento de uma forma musical.

Para isso são usados os chamados Backing Tracks. São faixas de musicas onde é retirado a parte instrumental (no caso a guitarra) para que você possa tocar em cima acompanhando. Essa com certeza é uma forma bem mais divertida de estudar e aplicar seu conhecimento.

A idéia aqui é que você não espere se tornar super ágil e técnico para começara tocar as músicas que gosta e fazer suas experimentações em cima do uso das escalas.

Uma das escalas mais conhecidas por Guitarristas é a Pentatônica. Se você ainda não começou o estudo das escalas ela pode ser um começo para você se motivar. Clique aqui e acesse a página em que explico mais sobre a Pentatônica.

 

 

 

<== Voltar para a página Curto Guitarra.